domingo, 3 de junho de 2007

ESPECIAL: COLÁGENO

Disciplina: Histologia

ESPECIAL: COLÁGENO

O colégeno é uma proteína bastante importante na vida humana, é um provavel causador do envelhecimento humano e tem sido muito comum escutar falar-se nele, principalmente por empresas de cosméticos que o retira de bovinos para fazer cremes para pele. Por isso, achei interessante fazer um especial aqui no blog falando sobre sua composição, função, síntese, reposição e diferentes seus mais diversos tipos. Está dividido em três posts.

____________________________________________________________

Os diferentes tipos de colágeno:

- Colágeno Tipo I: é o mais comum; aparece nos locais de grande resistência à tensão, nos tendões, pele, ossos e dentina, sempre formando fibras e feixes.

- Colágeno Tipo II: produzido por condrócitos, aparece na cartilagem hialina e na cartilagem elástica, onde há resistência à pressão. Não produz feixes. Presente nos discos intervertebrais, olhos e cartilagem.

- Colágeno Tipo III: constitui as fibras reticulares e colabora na manutenção da estrutura de órgãos expansíveis. Presente na pele, vasos, músculo, pulmões.

- Colágeno Tipo IV: tem a função de filtração e suporte de estruturas delicadas. Aparece na lâmina basal, um dos componentes da membrana basal dos epitélios. Presente nas lentes da cápsula ocular, glomérulos renais.

- Colágeno Tipo V: participa na resistência à tensão, está presente nos ossos, tendões, sangue, tecidos fetais, placenta e pele.

- Colágeno Tipo VI: presente no sangue, camada íntima da placenta.

- Colágeno Tipo VII: presente no epitélio e nas membranas corioaminióticas.

- Colágeno Tipo VIII: presente no endotélio

- Colágeno Tipo IX: este tipo de colágeno liga-se às glicosaminoglicanas, e dá resistencia à pressão. Está presente na cartilagem, córnea e retina.

- Colágeno Tipo X e XI: cartilagem.

- Colágeno Tipo XII: tendão embrionário e pele.

Nenhum comentário: