quarta-feira, 27 de junho de 2007

ESPECIAL: Celulite

Antes que a celulite se instale, você pode entrar na briga contra esta inimiga. Alguns hábitos, incorporados ao dia-a-dia, podem ser bastante úteis:

- Diariamente, após o banho, massageie as pernas, coxas, braços e ombro com creme anticelulite. O processo serve para mobilizar os líquidos acumulados.

- Prefira saltos baixos: o uso de salto alto dificulta a circulação.

- Respire corretamente, para ajudar a liberar toxinas, relaxar as tensões e auxiliar o sangue na sua função oxigenadora.

- A natação e a hidroginástica são as atividades especialmente aconselhadas no combate à celulite, porque trabalham toda a musculatura de forma harmoniosa, além de massagear os tecidos.

- Caso prefira algum outro exercício, escolha um de menor impacto, mais moderado e sem movimentos bruscos, para não agredir os tecidos. Substitua, por exemplo, a corrida pela caminhada.

- Sempre que puder, coloque as pernas para o alto, flexione e estenda os dedos dos pés, faça rotação dos tornozelos, para facilitar o retorno venoso.

- Quando ficar muito tempo em pé ou sentada, descanse um pouco com as pernas para cima.

- Prefira as peças folgadas e confortáveis. Não use cintas redutoras, que dificultam a circulação venosa e linfática. As roupas justas também prejudicam a circulação.

- Troque frituras por assados ou cozidos.

- Evite consumir açúcar refinado.

- Evite sal em excesso: ele é responsável pela retenção de líquidos no corpo e favorece o edema, fator importante no processo da celulite.

- Aumente as reservas de ferro no organismo, pois a ausência deste mineral favorece o aparecimento das celulites. Coma alimentos ricos nesse mineral e consulte seu médico sobre a necessidade ou não de ingerir um suplemento alimentar.

- Tome chás como o chá verde, menta ou sálvia. E procure não abusar das calorias, para manter seu peso ideal.

- Evite refrigerantes e bebidas alcoólicas em geral, pois são ricos em calorias e contribuem para o aumento de peso.

- Evite cigarro: a nicotina e o alcatrão aumentam a espessura dos vasos sangüíneos, dificultando a nutrição e a oxigenação das células;

- Beba bastante água, para ajudar a eliminar as toxinas.

- Coma alimentos ricos em fibras (cereais integrais, frutas, verduras, legumes) para melhorar seu hábito intestinal.

- Tome sucos vegetais para eliminar toxinas e limpar seu organismo. Beba meio litro destes sucos antes de cada refeição. Alguns dos vegetais indicados são: aipo, maçã e espinafre.

- Pílulas anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal, mesmo com baixas concentrações hormonais, pioram a celulite

Fontes:

http://www.dermatologia.com.br
http://www.saudenarede.com.br/celulite/
http://www.bemstar.com.br

Nenhum comentário: