domingo, 3 de junho de 2007

ESPECIAL: COLÁGENO

Disciplina: Histologia

ESPECIAL: COLÁGENO

O colégeno é uma proteína bastante importante na vida humana, é um provavel causador do envelhecimento humano e tem sido muito comum escutar falar-se nele, principalmente por empresas de cosméticos que o retira de bovinos para fazer cremes para pele. Por isso, achei interessante fazer um especial aqui no blog falando sobre sua composição, função, síntese, reposição e diferentes seus mais diversos tipos. Está dividido em três posts.

_________________________________________________________

O colágeno é reposto em nosso organismo por meio de uma alimentação equilibrada. Os alimentos de origem animal, tais como as carnes, principalmente as vermelhas, são excelentes fontes de proteínas e colágeno. Entretanto, somente a alimentação não é capaz de fornecer a quantidade ideal dessa proteína que nosso organismo necessita a partir dos 30-40 anos. Praticar exercícios físicos, levar uma vida regrada e saudável, tem uma grande colaboração.

Muita gente tem usado diariamente colágeno extraído industrialmente dos ossos, peles e tendões de animais, estudos mostram que isso estimula a produção do colágeno natural, que perdemos com o passar do tempo e não há contra-indicação. A reposição de colágeno alimentício está surgindo como uma nova ferramenta para tratamentos de osteoartrites e manutenção da estética e beleza.

As pesquisas mostram que o colágeno hidrolisado em pó contém uma série de fragmentos de proteínas que quando ingeridos são parcialmente digeridos e absorvidos, fornecendo aminoácidos fundamentais para a manutenção de ossos e a reconstituição ou regeneração de algumas articulações. Ele permite que o nosso organismo mantenha uma quantidade de massa muscular adequada, ajudando o organismo a utilizar eficientemente suas reservas lipídicas e de açúcar. Além disso, é um eficiente aliado contra processos de flacidez tecidual e quando aliado a atividade física torna-se uma excelente fonte protéica capaz que sintetizar massa magra, mantendo assim o aspecto jovial do nosso corpo.

O colágeno vem sido usado no setor alimentício, para fabricação de iogurtes, embutidos (salsichas, presunto, rosbife) e para sobremesas de fácil preparação (gelatinas, pudins, maria-mole), sendo também utilizado na área de cosméticos e produtos fármacos.

Nenhum comentário: