domingo, 23 de agosto de 2009

Industrialização de Alimentos

Disciplina: Tecnologia de Alimentos


A Industrialização de alimentos é a aplicação de métodos e técnicas que vão desde a seleção da matéria-prima, até o processamento, preservação e distribuição do alimento.

Sua intenção maior é incrementar a produção de alimentos mais sofisticados, nutritivos, convenientes e mais atrativos. Também aproveitar subprodutos ou excedentes, que sejam oferecidos a baixo preço.

Suas principais vantagens são:

Através de métodos de conservação, reduzir o risco de contaminação por microorganismos, reações químicas ou enzimáticas e assim poder armazenar o alimento por um período maior;

Facilitar o transporte;

Proporcionar o consumo de certos alimentos (ou partes deles) que seriam incapazes de serem consumidos na sua forma in natura, também obter sabores especiais em produtos modificados pelo processamento;

Melhorar as qualidades organolépticas dos alimentos;

Um comentário:

Gracy disse...

Concordo plenamente.Meu nome é gracielly e estudo no IFAP,estudo o curso de tecnologia em alimentos e sei que a embalagem de produtos alimentícios tem várias funções,como,proteger,acondicionar,dar um longo prazo de prateleira,conservar, evitar os raios ultravioletas,e evitar também a ação dos microrganismos,principalmente dos M.O Patogênico,pois, eles que são os piores deterioradores de alimentos.