segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Assistência pré-natal


Assistência pré-natal é o atendimento, acompanhamento e avaliação das necessidades das gestantes, além da orientação quanto às dúvidas que as mesmas possam ter em relação à gestação. O objetivo dessa assistência é assegurar a saúde da gestante e do bebê.

Segundo dados do DATASUS de 2007, 98% dos óbitos no parto poderiam ter sido evitados com adoção de medidas simples, ou seja, uma maior assistência pré-natal poderia reduzir essa taxa de mortalidade materna. Além disso, dentre as principais causas de mortalidade materna, estão a anemia e a hipertensão, as quais podem ser controladas com dietas.

Outras causas comuns de mortalidade materna são por hemorragias, infecção puerperal e complicações no trabalho de parto e abortos.

As principais causas de mortalidade materna são a hipertensão e anemia, hemorragias, infecção puerperal e complicações no trabalho de parto e abortos.

Na Assistência Pré-Natal têm-se verificado que o trabalho em grupo com as gestantes é muito importante para que elas possam compartilhar reflexões, informações acerca das mudanças que atravessam, sentimentos, além do apoio mútuo que funciona como suporte social. A troca de informações sobre diferentes vivências entre as gestantes e os profissionais de saúde, facilita uma melhor comunicação e consequentemente compreensão do processo de gestação.

Fonte: Assistência Pré-Natal: Normas e manuais técnicos, Ministério da Saúde, 1998.
Clique aqui para Download

Nenhum comentário: