sábado, 27 de novembro de 2010

Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional - SISVAN


O Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional, SISVAN, foi proposto em 1976, mas somente após a promulgação da Lei 8080/1990 é que o SISVAN foi estabelecido nacionalmente.

O Sistema foi concebido sobre três eixos:
I - formular políticas públicas;
II - planejar, acompanhar e avaliar programas sociais relacionados à alimentação e nutrição; e
III - avaliar a eficácia das ações governamentais. Dessa forma cumpre seu papel em auxiliar os gestores públicos na gestão de políticas de alimentação e nutrição.

Na saúde o SISVAN é um instrumento para obtenção de dados de monitoramento do Estado Nutricional e do Consumo Alimentar das pessoas que freqüentam as Unidades Básicas do SUS.

São contempladas pela Vigilância Alimentar e Nutricional todas as fases do ciclo de vida: crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes.

O Sistema está concebido por uma combinação de estratégias de Vigilância Epidemiológica que são: Sistema informatizado, chamadas nutricionais, inquéritos populacionais, fomento e acesso a produção científica de indicadores de saúde e nutrição.



Através do SISVAN se acompanham os beneficiários do programa de transferência de renda Bolsa Família.

A implantação efetiva do SISVAN traria mês a mês informações de grande valia, não apenas para os gestores públicos, como também para os profissionais conhecerem as regiões onde trabalham. Essas informações serviriam para o monitoramento de ações públicas, o planejamento de novas ações a nivel local ou mesmo com uma abrangência regional. Sendo funcamental para o desenvolvimento social.

Todos os profissionais de saúde (não apenas o nutricionista) devem alimentar o sistema, no entanto, apesar dos 20 anos de existência do SISVAN, o que se vê é a falta de interesse dos profissionais das unidades básicas em alimentar o sistema enviando à secretaria as informações solicitadas.

Em Natal, este quadro está mudando, pois a UFRN, através de um convênio com a prefeitura, está implantando o SISVAN em todas as unidades que estão recebendo estagiários de Nutrição. Por enquanto, 10 unidades estão sendo beneficiadas. Os estagiários são responsáveis por implantar o sistema e conscientizar os profissionais de sua importância

Nenhum comentário: