quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Ingestão Alimentar de Referência ou DRI

Segundo o artigo de AMAYA-FARFAN (2001), as DRI's são valores propostos pelo comitê do Food and Nutrition Board (FNB) do Institute of Medicine (IOM) of the National Academy of Sciences (NAS) dos Estados Unidos, relativos ao consumo de nutrientes estimados para uso no planejamento e avaliação de dietas para pessoas aparentemente saudáveis. Esses valores compreendem as RDA e as AI. Embora os conceitos (e valores) de UL e EAR tenham entrado na elaboração da tabela principal, esses valores não constam dela, pois as EAR são inferiores e os UL muito superiores às RDA.

A RDA (Recommended Dietary Allowance, “Recomendações de Doses ou Cotas Alimentares” ou Ingestão Dietética Recomendada) é o nível de consumo alimentar de cada nutriente, suficiente para satisfazer os requerimentos de praticamente todos os indivíduo saudável (entre 97 e 98%), compreendido num determinado grupo, por gênero e estágio de Vida. O termo denota a recomendação mais apurada à qual se possa chegar e é utilizado no planejamento de dietas para indivíduos. Enquanto a AI (Adequate Intake, ou “Ingestão Adequada”) é considerada um valor de consumo recomendável, baseado em levantamentos, determinações ou aproximações de dados experimentais, ou ainda de estimativas de ingestão de nutrientes para grupo(s) de pessoas sadias, e que se considera adequado, sendo usado apenas quando a RDA não pode ser determinada.

A EAR (Estimated Average Requirement ou “Estimativa do Requerimento Médio”) é definida como sendo o valor (mediana) de ingestão diária de um nutriente suficiente para suprir a necessidade de 50% dos indivíduos sadios compreendidos num determinado estágio da vida.

O UL (Tolerable Upper Intake Level ou “Nível de Ingestão Máxima Tolerável”) é o valor mais alto de ingestão diária continuada de um nutriente que não causará efeitos adversos à saúde da maioria das pessoas de um determinado grupo de mesmo gênero e estágio de vida. Quando possível, é baseado no NOAEL (No Observed Adverse Effect Level) ou no LOAEL (Lowest Observed Adverse Effect Level). NOAEL é o maior nível de ingestão de um nutriente que não resultou em efeito adverso observado nos indivíduos estudados e LOAEL é a ingestão mais baixa na qual um efeito adverso tenha sido observado. Quando dados sobre efeitos adversos não estão disponíveis e o veredicto é desconhecido, a UL não existe.

As DRI’s são utilizadas para avaliar o quão adequada está uma dieta em relação à ingestão de nutrientes. Para a elaboração de planos alimentares individuais, deve-se usar os valores de RDA ou de AI como meta a ser alcançada. Para a avaliação de uma dieta, deve-se usar os valores de EAR e de UL na análise da adequação da ingestão de cada nutriente.

As DRI’s não podem ser tomadas como referência para uma avaliação precisa da adequação de dietas, pois a necessidade de nutrientes é particular a cada indivíduo, contudo elas mostram a probabilidade de um indivíduo normal alcançar suas necessidades diárias.



Autor:
Pollyana Medeiros.

Referências:
AMAYA-FARFAN, Jaime; DOMENE, Semíramis Martins Álvares; PADOVANI, Renata Maria. DRI: síntese comentada das novas propostas sobre recomendações nutricionais para antioxidantes. Rev. Nutr. [online], Campinas, v. 14, n. 1, Abr. 2001.

Nenhum comentário: