segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Como escolher uma boa faculdade

Muitas pessoas vêm ao blog querendo saber mais Sobre o Curso de Nutrição e sempre perguntam sobre qual a melhor faculdade da sua região. Infelizmente eu não conheço tão bem nenhuma outra além da UFRN - que, diga-se de passagem, é ótima - e não posso sair falando do que não sei. No entanto, para não deixá-los sem respostas, eis algumas dicas que podem ajudar na hora de escolher o curso certo na faculdade certa. Elas servem não apenas para nutrição, mas também para todos os cursos.

1 -Tente descobrir o curso que você gostaria de fazer.

Não se deixe levar pela vontade de outras pessoas, um curso superior exprime a profissão que você seguirá por toda a sua vida, ninguém pode viver por você, opinião dos outros é importante, mas formação de opinião própria é ainda mais.

2 - Verifique a nota do seu curso no ENADE e veja as melhores faculdades da sua região;

Mas cuidado, a prova do ENADE é bastante simples e muitas questões envolvem conceitos básicos, mesmo quem ainda não tem muitos conhecimentos específicos sobre o assunto pode responder corretamente, por isso sua metodologia muitas vezes é questionada e o mesmo já foi alvo de boicotes, por isso não se pode confiar apenas nele. Se a faculdade está com um conceito alto, isso é bom, mas se o conceito for baixo, bom mesmo é procurar outra faculdade.

Site do ENADE para consulta:

http://www.inep.gov.br/superior/enade/planilhas_enade.htm

3 - Procure entrar no site das faculdades almejadas, para verificar informações sobre os cursos;

Hoje em dia as faculdades disponibilizam várias informações, sobre os cursos, algumas, inclusive, para quem está ingressando.

4 - Verifique com estudantes dali as oportunidades de bolsas de pesquisa, monitoria, extensão ou convênios que a faculdade promove;

É praticando que se aprende mais e melhor.

5 - Tente coletar informações com quem está cursando;

Mas cuidado com opiniões pessoais, verifique se o informante está ou não satisfeito com o curso por algum motivo pessoal (professor, turma, fatores psicológicos ou pessoais, desilusão com a carreira ou salário)

6 - Lembre-se que tempo de formação não é tudo;

Mais vale um curso demorado e bem feito, que libera profissionais realmente qualificados para o mercado, do que cursos relâmpagos que liberem "qualquer um" com um diploma na mão para treinar na vida real. Às vezes um ano a mais de curso é o determinante entre um profissional bem sucedido e outro que não sabe muito bem o que faz e não entende porque seus salários são irrisórios.

7 - Procure conhecer as grades dos cursos das diferentes faculdades;

Mesmo sendo o mesmo curso, algumas faculdades investem mais em algumas áreas específicas e isso pode ser percebido pela grade com as cargas horárias para cada disciplina. Nutrição é um curso misto, não é tecnicista demais, exige muita compreensão humanística, por isso tem que verificar o equilíbrio dessas duas áreas. Além disso, é importante verificar a carga horária para estágios curriculares, algumas faculdades deixam essa parte de lado para diminuir o tempo do curso.

8 - Verifique sua disponibilidade de tempo e o horário da faculdade.

Nutrição é um curso que exige muito mais tempo do que parece, não se dá pra estudar em véspera de prova, pois são tantos trabalhos, relatórios, casos clínicos, diagnósticos e portfólios, que você acaba, de fato, não tendo muito tempo na véspera da prova para estudar.

9 - Não desista de uma faculdade por causa da dificuldade do vestibular;

Se você acha que não tem capacidade de ser aprovado em um vestibular, então desista de fazer um curso superior. Lembre-se: preparação é tudo e se o curso é disputado, é sinal de que ele é bom e vale à pena o esforço.

10 - Agora que já sabe qual faculdade cursar, só lhe desejo boa sorte, determinação e sucesso!